Sotreq dará treinamento para operadores de máquinas da obra de Belo Monte


 

O Grupo Sotreq se prerara para oferecer cursos de trainamento de trabalhadores para atuarem na construção da Usina Belo Monte. A previsão é de que as turmas comecem em agosto, com cursos de Aprendizagem Industrial, na modalidade de Mecânico de Manutenção de Equipamentos de Terraplanagem.

O treinamento deve reforçar o número de trabalhadores a operar a frota de equipamentos a serem utilizados no empreendimentos. A previsão inicial, considerando-se somente os equipamentos de terraplanagem, é de utilização de 700 máquinas na obra.

Em entrevista, a área de Treinamento Técnico do Grupo Sotreq, que conta com mais de 30 estabelecimentos comerciais e operacionais, dá detalhes sobre os preparativos. A empresa atua na revenda de produtos, serviços e sistemas Caterpillar, além de comercializar e fornecer suporte técnico para equipamentos de outras marcas.

Blog BM – A Sotreq tem um convênio com a Norte Energia para dar os cursos de capacitação?

Grupo Sotreq - O Grupo Sotreq está com um convênio com o SENAI da cidade de Altamira. O foco é qualificar os técnicos mecânicos já admitidos pela Sotreq através de Escolas de Formação de Mecânicos (EFMs). Posteriormente, iremos expandir essa formação para a comunidade com o apoio do Instituto Social Sotreq (ISSO) e SENAI.

Blog BM – Em que área serão os cursos?

O Instituto Social Sotreq (ISSO) está em fase de negociação junto ao SENAI, da cidade de Altamira, para iniciarmos turmas de Aprendizagem Industrial, na modalidade de Mecânico de Manutenção de Equipamentos de Terraplanagem, com início previsto para Agosto deste ano.
Posteriormente, estudaremos a possibilidade de apoiar projetos na área de capacitação de operadores, a partir de alguma entidade indicada pelo Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM).

Blog BM – Quantos profissionais estão envolvidos neste treinamento?

Grupo Sotreq – Para suportar o desenvolvimento dos profissionais que irão atuar na obra, o Grupo Sotreq conta hoje com cerca de 10 profissionais, oriundos das áreas coorporativas de Inteligência de Produtos e Serviços (IPS), Ambiente Humano (AH) e de nossa Filial situada na cidade de Belém-PA.

Blog BM - Qual a importância para um empreendimento do porte de Belo Monte fornecer a capacitação da população local para trabalhar nas obras?

Grupo Sotreq – A capacitação de profissionais da localidade é fundamental para perenizar o ciclo de desenvolvimento regional. O grande objetivo é possibilitar a capacitação da comunidade de maneira que eles possam apoiar na Construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte, num primeiro momento, e que, consequentemente, este aprendizado sirva de mola propulsora para a continuidade do desenvolvimento local.

Blog BM - Quantos alunos serão capacitados pela Sotreq?

Grupo Sotreq – O Grupo Sotreq já capacitou cerca de 55 profissionais em cursos técnicos em mecânica pesada para atender a suas demandas internas no projeto Belo Monte.
Para o futuro, através da parceria com o SENAI, estima-se a formação de cerca de 20 a 40 mecânicos por ano, que poderão ser absorvidos pelo Grupo Sotreq ou pelas empresas instaladas na região, apoiando o desenvolvimento regional.

Blog BM - Onde e quando acontecem os treinamentos?

Grupo Sotreq – Os primeiros grupos de profissionais formados, para atendimento às demandas iniciais do Projeto Belo Monte, ocorreram na cidade de Parauapebas-PA, em um de nossos Centros de Treinamento, e na unidade do SENAI de Altamira-PA. Além da parte teórica e prática nessas localidades, os alunos tiveram a oportunidade de ter uma etapa de seu treinamento realizado em nossa filial na cidade de Belém-PA, sempre com o acompanhamento de profissionais certificados.
Para o futuro, o Grupo Sotreq, pretende trabalhar a formação em parceria com o SENAI de Altamira-PA, onde a primeira turma está prevista para iniciar em Agosto deste ano.

Blog BM - A partir dos treinamentos, os alunos serão capazes de operar maquinário?

Grupo Sotreq – Num primeiro momento, iremos desenvolver profissionais que tenham condições de atuar na manutenção de equipamentos, sendo que, durante os treinamentos ministrados, há uma parte que faz referência a operação, mas com intuito de ensinar os conhecimentos básicos sobre comandos e deslocamento das máquinas para manutenção.

Blog BM - Quantas máquinas são utilizadas, normalmente, em uma obra do porte de Belo Monte?

Grupo Sotreq – Existe uma previsão inicial, considerando-se somente os equipamentos de terraplanagem, de uma frota em torno de 700 máquinas na obra. Lembrando que esse número pode aumentar ou diminuir de acordo com o cronograma da obra.

12 respostas para “Sotreq dará treinamento para operadores de máquinas da obra de Belo Monte”

  1. Cara Poliana,
    O Blog Belo Monte é administrado pela Norte Energia. A entrevista publicada neste domingo foi concedida via e-mail pela área de Treinamento Técnico do Grupo Sotreq.
    Grato.
    Blog Belo Monte

  2. Andrade Operador. disse:

    Era disso q muita gent tava falando 600 maquinas no pico das obras. não vejo a hora de iniciarem as contratação…. UHE Belo monte a mais esperada por todos. abraços.

  3. Olá Paulo,
    Encaminhe seu currículo para selecao@norteenergiasa.com.br.

    Grato,
    Blog Belo Monte

  4. Alex José da Fonseca disse:

    Boa tarde, atualmente eu trabalho como apontador de produção em terraplanagem em obras de rodovias, eu gostaria de saber como posso mandar um curriculum para trabalhar nesta obra, tenho imenso interesse em aprender mais e acredito que esta obra seria de suma importância para meu aprendizado. Sou o interior de Sp, mas tenho disponibilidade para mudança se necessário.
    Obrigado.

  5. Olá Paulo Henrique,
    O endereço eletrônico para encaminhamento de currículo é selecao@norteenergiasa.com.br.

    Grato,
    Blog Belo Monte

  6. Patricia O.Santos disse:

    Prezado(a), enviei meu currículo ,com o objetivo de atuar na área de Segurança do trabalho.Sou de Minas tenho disponibilidade total de mudança .Gostaria muito de ter uma resposta .
    Obrigado.

    Patrícia Santos.

  7. Ruivan Gonçalves disse:

    Olá! Com certeza essa obra beneficiará à muitos, e dará oportunidades a todos que estiverem envolvidos. Se DEUS permitir, estarei lá! Ruivan. Tucuruí-PA.

  8. Ruivan Gonçalves disse:

    Olá! Com certeza, essa obra beneficiará à muitos. E dará oportunidades a todos que estiverem envolvidos. E se DEUS permitir, estarei lá, para realizar meu sonho de ser um operador polivalente. Ruivan. Tucuruí-PA.

  9. Francisco Avaroma disse:

    Oi, sou de porto velho rondonia.
    Queria saber qual a cidade base para chegar a belo monte?

    • Olá Francisco,
      A Usina Belo Monte está sediada em Vitória do Xingu.
      As cidades presentes na área de influência direta são: Anapu, Senador José Porfírio, Altamira, Vitória do Xingu e Brasil Novo.

      Grato,
      Blog Belo Monte

Comentários