Imposto Automotivo também pode ser pago no cartão de crédito ou débito

Quem tem um veículo, sabe bem que todo começo de ano temos que pagar o chamado IPVA, muitas pessoas se utilizam do 13º salário para pagá-lo e assim, ficar livre de uma vez por todas desta despesa. Mas afinal, o que é IPVA? O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) é um imposto do país que coloca cada Estado para coletá-lo de acordo com seu percentual, que tem uma variação de 1% a 6% entre os Estados.

Este valor é calculado a partir do valor venal do veículo, onde todo cidadão que possuir o mesmo deve obrigatoriamente estar em dia com o seu pagamento, que é cobrado anualmente e 50% desse valor são voltados para a cidade na qual o veículo foi legalmente licenciado.

E não serve somente para os Carros e Motos, mais também para todo tipo de veículo automotor que esteja registrado nos Detrans de cada Estado, ou seja, embarcações e aeronaves também estão inclusas (os famosos triciclos também deverão pagar o seu).

Para que o proprietário do veículo possa efetuar o pagamento do IPVA, é necessário que ele se informe nas agências bancárias que sejam conveniadas ao seu Estado, e assim no ato do pagamento o proprietário deve ter em mãos o Certificado de Licenciamento do Veículo, Certificado de Registro e o documento que contenha o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) ou se caso preferir o pagamento também pode ser efetuado através de equipamentos de autoatendimento e Internet. Cada cidade tem sua porcentagem para trabalhar em cima, dentro dos parâmetros já citados acima.

Em alguns Estados, o proprietário também pode fazer esse pagamento por meio de lotéricas vinculadas à Caixa Econômica Federal, lembrando que no estado de São Paulo, o imposto poderá sofrer redução em seu valor, caso o proprietário do veículo utilize-se da Nota Fiscal Paulista. Para melhores informações, tais como Pagamento, Valores e Vencimento do IPVA, acesse o site do Detran de seu Estado, como para o Estado de São Paulo –www.fazenda.sp.gov.br/ipvanet – ou ligue para (11) 3243-3400.

Vale a pena ressaltar que os veículos que não tiverem o IPVA em dia, se parados por uma blitz policial ou tiver que tirara o IPVA 2024 RJ, não conseguirão fazê-lo e o carro poderá ser apreendido no caso de confisco policial. Procure estar em dia com toda a documentação, até mesmo por questão de segurança pessoal.

Prova FAETEC

Se você está em busca de uma oportunidade de ingressar em uma instituição de ensino renomada e que oferece cursos técnicos de qualidade, a FAETEC é uma excelente opção. A prova de ingresso na FAETEC é um processo seletivo que avalia os conhecimentos dos candidatos e oferece vagas em diversas áreas de formação.

Por que fazer a prova FAETEC?

A FAETEC é uma instituição reconhecida por sua excelência no ensino técnico e profissionalizante. Fazer a prova de ingresso na FAETEC pode ser o primeiro passo para uma carreira de sucesso em áreas como informática, administração, enfermagem, mecânica, entre outras. Além disso, a FAETEC oferece uma estrutura de ensino completa, com laboratórios equipados e corpo docente altamente qualificado.

Como se preparar para a prova FAETEC?

Para se preparar adequadamente para a prova FAETEC, é importante estudar os conteúdos que serão abordados no exame. A prova é composta por questões de múltipla escolha, que abrangem disciplinas como matemática, português, história, geografia, física, química e biologia. É recomendável também conhecer a estrutura da prova e o estilo de questões que costumam ser aplicadas.

Uma excelente forma de se preparar para a prova FAETEC 2024 é por meio de cursos preparatórios. Existem diversas opções de cursos online e presenciais que podem auxiliar os candidatos a adquirirem os conhecimentos necessários e a se familiarizarem com o formato da prova. Além disso, é importante dedicar um tempo para a resolução de exercícios e simulados, a fim de verificar o nível de preparação e identificar pontos que necessitam de maior estudo.

Como se inscrever para a prova FAETEC?

Para se inscrever na prova FAETEC, é necessário acompanhar o edital de abertura do processo seletivo, que geralmente é divulgado no site oficial da instituição. O edital informará as datas de inscrição, documentação necessária e demais informações relevantes para a participação no processo seletivo.

A inscrição geralmente é realizada de forma online, através do preenchimento de um formulário eletrônico. É importante estar atento ao prazo de inscrição e fornecer todas as informações solicitadas de forma correta. Após a inscrição, o candidato receberá um comprovante que deverá ser mantido para eventuais consultas e acompanhamento do processo seletivo.

O que esperar no dia da prova FAETEC?

No dia da prova FAETEC, é importante chegar com antecedência ao local de realização do exame, para evitar imprevistos e garantir que tudo esteja em ordem. É necessário levar um documento de identificação com foto e o comprovante de inscrição.

A prova tem duração determinada e é importante gerenciar bem o tempo para responder todas as questões. É recomendável ler as questões com atenção e marcar as respostas de forma clara no gabarito. Ao finalizar a prova, é importante revisar as respostas e conferir se tudo foi preenchido corretamente.

Consulta do resultado da prova FAETEC

Após a realização da prova FAETEC, é possível acompanhar o resultado através do site oficial da instituição. Geralmente, o resultado é divulgado em uma data previamente estabelecida no edital. É importante estar atento às datas de divulgação e seguir as orientações fornecidas para a consulta do resultado.

Em caso de aprovação, o candidato deverá seguir as orientações fornecidas para efetuar a matrícula e garantir a vaga no curso desejado. Caso não seja aprovado, é possível se inscrever novamente em futuros processos seletivos da FAETEC e buscar outras oportunidades.

A prova FAETEC é uma oportunidade de ingressar em uma instituição de ensino renomada e garantir uma formação técnica de qualidade. Preparar-se adequadamente para a prova é fundamental para aumentar as chances de aprovação. Além disso, é importante acompanhar as datas e prazos estabelecidos no edital, bem como estar atento às orientações para a consulta do resultado.

A FAETEC oferece uma vasta gama de cursos técnicos que podem impulsionar a carreira dos candidatos e abrir portas para o mercado de trabalho. Portanto, se você busca uma oportunidade de crescimento profissional, não deixe de participar da prova FAETEC e iniciar sua jornada rumo ao sucesso!

Lugares onde é possível receber o pagamento Bolsa Família

Quem já conhece o Bolsa Família, sabe que ele promove auxílio para as famílias através do pagamento de uma bolsa mensal. Ainda restam algumas dúvidas quanto à possibilidade do seu pagamento e onde as famílias beneficiadas podem realizar o saque.…

Quais são os pré-requisitos para o estudante universitário receber o diploma?

Se ingressar no ensino superior é uma tarefa complexa, é possível imaginar que conquistar o seu diploma não será menos difícil. Além de ter quer que passar por algum vestibular, o estudante precisa cumprir alguns deveres durante a sua graduação para conseguir concluir o seu curso. Veja a seguir os pré-requisitos para o universitário receber o seu diploma.

Conheça também o FIES 2024.

ENADE

Você já ouviu falar no ENADE? O programa corresponde ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e é uma prova que deve ser realizada pelos estudantes de nível superior.

Essa prova é realizada durante um determinado período do seu curso, por isso, é importante estar atento as informações lançadas junto a sua instituição de ensino.

Um outro ponto interessante é que o ENADE é aplicado de forma coerente com a sua grade curricular, e isto quer dizer que, a prova será diferente para cada área acadêmica.

Quem vai participar do ENADE 2024, precisa garantir primeiramente se o seu curso está incluso dentro da grade de avaliação do programa e verificar datas.

Carga Horária

Um outro requisito bem importante sobre o curso superior é a carga horária. O aluno só conseguirá ser aprovado se tiver cumprido com toda a carga horária prevista.

E isso acaba fazendo com que os estudantes estendam o prazo médio de seu curso, principalmente quando uma ou mais matérias do curso ficam pendentes.

Além da carga horária prevista pelo curso, vale mencionar que instituições públicas exigem uma carga extra obrigatória que deve ser paga através de matérias eletivas, monitoria e participação em eventos.

Estágio Obrigatório

Como o próprio nome indica, o estágio obrigatório é igualmente uma parte importante do seu processo como estudante, uma vez que você precisa de uma experiência prática no seu curso.

Geralmente, o estágio obrigatório é colocado a partir da metade do curso, pois supõe-se que o estudante já tem competência para assumir a tarefa.

Mas essa previsão do estágio pode ser diferente de um curso para outro, por isso, é interessante se informar com a instituição em que você estuda.

TCC

Esta é provavelmente uma das etapas mais faladas e temidas do processo de aquisição do diploma. Isto porque, é o trabalho final para fechar a finalização do seu curso.

O Trabalho de Conclusão de Curso é uma atividade que exige bastante elaboração, por isso deve ser iniciado bem antes dos meses finais do curso.

Além disso, o aluno também recebe a instrução de um professor e possui uma matéria especializada no assunto para que possa elaborar corretamente o seu trabalho.

6 Dicas para sempre se sair bem em redações

A redação é a parte discursiva de muitas provas e concursos. Na vida acadêmica o estudante começa a trabalhar com ela no ensino fundamental e coloca seus conhecimentos à prova em diversos momentos no ensino médio e superior. Para se sair bem em tais avaliações há boas dicas de especialistas. Confira algumas a seguir.

Dicas para escrever bem uma boa redação em provas

A prova de redação é um dos principais temores dos concursos públicos, vestibulares e dos alunos concluintes do ensino médio. Sem motivos. É uma prova simples e como qualquer outra exige preparação antecipada. Para os estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio 2024 quanto antes iniciarem os treinos melhores. E boas dicas são:

Use frases simples e diretas

Escrever bem não significa escrever textos longos. O uso da pontuação deve ser dominado e frases curtas são muito mais fáceis de serem lidas e assim acompanhar melhor a ideia da produção.

Uma boa frase para redação pode se estender por no máximo duas linhas da folha de respostar. Ir além disso é criar um período longo demais e com chance de cometer erros de pontuação e no uso dos verbos.

Se a banca não pedir não coloque um título

Pensamento estranho? Na verdade, estamos pensando em evitar erros. Quando o título é opção rende pontos extras e não será perdido nada se houver erros. Quando é obrigatório é indicado criar um com relação ao tema de forma direta. Jamais repita o tema como título.

Leia jornais e assista-os

O tipo de escrita dissertativa precisa de argumentação e informações. No geral as bancas organizadoras usam temáticas em pauta de discussão recente e temas de conhecimento geral. Os jornais, revistas e sites de notícias oficiais podem fornecer tanto a ideia de os principais temas de discussão como dar informações de como argumentar contra ou à favor.

Usar informações relevantes e de conhecimento do corretor porque são de domínio púbico vão ajudar a embasar sua teoria sem medo de falsas informações.

Revise com atenção o rascunho

Cobras e concursos costumam retirar décimos de pontos por cada erro de grafia. O maior pecado de uma boa prova de redação é perder pontos quando na verdade se sabe escrever a palavra. Reler o texto antes de iniciar a cópia para a versão definitiva ajuda a evitar.

Não use palavras as quais não saiba o significado

Não perca pontos por mudar o sentido da frase. Dominar a linguagem culta é importante mas usar palavras bonitas apenas para deixar a redação mais bonita é um dos erros mais comuns. Se não domina de fato o significado de uma palavra não a use ou pode perder a coerência textual e pontos importantes.

Escolha uma linha de pensamento a qual você consegue defender

A argumentação de um tema só será considerada válida em uma redação se os argumentos forem bem usados. Se houver uma defesa de fato com informações reais as quais podem ser comprovadas. Isso só será possível se você dominar o tema.

Ter um ponto de vista em uma redação é importante mas saber defendê-lo é ainda mais importante.

Cursos oferecidos nas unidades do SENAC Paraná

Deseja iniciar o ano com o pé direito? Então saiba que com o SENAC PR isso é possível. Através dos cursos oferecidos nas unidades do SENAC PR você se qualifica para o mercado de trabalho, se destacando entre os demais profissionais. Para saber como funcionam as inscrições, continue nos acompanhando!

Aqui neste post você confere todas as informações referentes ao SENAC PR 2023. Trouxemos detalhes sobre os cursos disponíveis, requisitos e formas de inscrição. Siga nos acompanhando para ter acesso a todos os detalhes!

Conheça o SENAC PR

Em 1947, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial inaugurou sua primeira unidade no estado do Paraná. Desde então, o programa veio crescendo e se tornando preferência entre os estudantes que desejam se qualificar para o mercado de trabalho.

Atualmente, as unidades instaladas no Paraná oferecem diversos cursos sendo todos eles de ótima qualidade, disponíveis nas seguintes modalidades:

  • Formação inicial e continuada;
  • Técnico;
  • Graduação;
  • Pós-graduação;
  • Senac EAD (Ensino a Distância).

Além da diversificação de cursos do SENAC 2023, o SENAC PR vem se destacando devido a sua ampla infraestrutura, equipamentos modernos e professores altamente qualificados.

Cursos oferecidos pelo SENAC PR

Assim como já mencionamos anteriormente, o SENAC PR possui uma lista extensa de cursos. Assim, seus candidatos e alunos podem optar por aquele que mais se encaixa no seu perfil profissional.

Abaixo, listamos os cursos mais procurados nas unidades do Senac Paraná:

Cursos Técnicos

  • Técnico em Estética;
  • Técnico em Logística;
  • Técnico em Farmácia;
  • Técnico em Contabilidade;
  • Técnico em Enfermagem;
  • Técnico em Massoterapia;
  • Técnico em Informática.
  • Téc. em Design de Interiores;
  • Téc em Segurança do Trabalho;
  • Técnico em Modelagem do Vestuário.

Cursos de Capacitação Profissional

  • Web Designer;
  • Programador Web;
  • Costureiro;
  • Modelista;
  • Cozinheiro;
  • Garçom;
  • Cabeleireiro;
  • Manicure e Pedicure;
  • Depilador;
  • Operador de Computador;
  • Programador de Sistemas;
  • Almoxarife;
  • Recursos Humanos;
  • DJ;
  • Operações em Logística;
  • Auxiliar de Pessoal;
  • Camareira;
  • Recepcionista de Eventos;
  • Vitrinista;
  • Inglês Básico;
  • Vendedor.

Para ter acesso a lista completa de cursos, clique aqui!

Programa Senac PR de Gratuidade – PSG

Sabemos que todos os cursos oferecidos pelo SENAC 2023 são pagos. Porém, para aqueles que não possuem condições financeiras de arcarem com os custos das mensalidades, o programa disponibiliza bolsas de estudos.

Essas bolsas são ofertadas pelo PSG, mas para concorrer é necessário preencher os seguintes requisitos:

  • Ter renda familiar por pessoa de até 2 salários mínimos federais;
  • Não estar matriculado ou em lista de esperada de qualquer SENAC PR, no mesmo período dos cursos que solicita a bolsa;
  • Não ter abandonado o curso do SENAC como bolsista nos últimos 2 anos;
  • Não ser bolsista em programas do SENAC.

Inscrições SENAC PR

Se você se interessou por algum dos cursos disponíveis nas unidades do SENAC PR e deseja realizar sua inscrição, siga as instruções abaixo para tal:

  • Acesse o site→ Clicando aqui;
  • No menu da página, na opção “Para você” clique em “Cursos”.
  • Será apresentado todos os cursos disponíveis de acordo com a unidade desejada;
  • Clique no curso em que deseja fazer;
  • Preencha o formulário com todos os dados solicitados;
  • Caso se enquadre nos requisitos do PSG, será apresentada uma nova página com o desconto;
  • Realize o pagamento da matrícula.

Feito tudo isso, será necessário que você vá até a unidade escolhida para comprovar sua matrícula com os seguintes documentos:

  • Xerox do CPF;
  • Xerox do RG;
  • Xerox da Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Xerox do Comprovante de Residência.

Informações para contato SENAC PR

  • Telefone: 0800 643 6 346.
  • Endereço: R. André de Barros, 750 – Centro, Curitiba – PR, 80010-080.

Quem poderá receber o PIS no próximo ano?

O PIS é um dos muitos benefícios concedido pelo Governo Federal ao trabalhador brasileiro. Mas, mesmo tratando de um direito que é para todos os trabalhadores do setor privado, muitos deles não saem que tem direito a esse benefício. Saiba a baixo todas as informações sobre o PIS e quem tem direito de recebê-lo.

Quais trabalhadores recebem o benefício?

O Programa de Interação Social (PIS), é um benefício pago aos trabalhadores do setor privado com uma espécie de décimo quarto salário. Mas para poder receber esse benefício, o trabalhador tem que se enquadrar em inúmeros critérios impostos pelo Governo Federal.

Muitos trabalhadores se perguntam se tem direito ao salário de Empregada doméstica 2023. Veja a baixo se você se encaixa nos critérios exigidos para receber:

  • O trabalhador precisa está cadastrado no PIS ao menos 5 anos. Mas não é necessário que tenha trabalhado durante toso esse anos;
  • Ter os dados informados pela empresa que trabalha no ministério do Trabalho – também conhecida como RAIS;
  • Ter contribuído, trabalhando pelo menos 30 dias com carteira assinada;
  • O salário do trabalhador não pode ultrapassar de 2 salários mínimos por mês. Caso ultrapasse essa média, não terá direito de receber o PIS.

Quem não receberá o benefício

Muitos trabalhadores mesmo tendo a carteira assinada, não tem o direito de receber o PIS. São eles:

  • Trabalhadores que são Menores Aprendizes;
  • Trabalhadores Urbanos e Rurais que tem vinculo com o empregador pessoa física;
  • Empregados domésticos;
  • Trabalhadores que tem em média mais de 2 salários mínimos por mês.
  • Diretores sem vínculo empregatício, mesmo que a empresa tenha optado pelo recolhimento do FGTS.

Esses são alguns dos casos, ao qual o trabalhador que estiver enquadrado em algum deles, automaticamente não faz parte do grupo de quem tem direito ao Seguro-Desemprego 2023.

Detalhes sobre o pagamento do benefício

Com as mudanças que ocorreram em diversos benefícios dado pelo Governo Federal, o valor do PIS passou a ser de acordo com o tempo trabalhado.

Todas as datas de pagamento do PIS, podem ser consultadas no calendário do PIS. É por meio deste calendário que o trabalhador tem todas as datas de recebimento do benefício, de acordo com o mês de nascimento.

Atualmente, o valor do PIS é de R$ 1.100,00, que é equivalente ao salário vigente deste ano. É necessário que você fique atento as mudanças do valor do seguro-desemprego 2023, pois é de acordo com o valor que você receberá o mesmo no PIS.

Para receber o benefício, é bastante simples. Você só precisa está enquadrado em todos os critérios estabelecidos pelo Governo Federal, e assim, ir receber na data certa do pagamento. Existem diversas maneiras de sacar o PIS.

Se caso você tenha o cartão cidadão junto com algum documento com foto, você pode ir sacar o benefício nos locais abaixo:

  • Casa Lotérica;
  • Caixa Aqui;
  • Caixa Eletrônico ou
  • Agência do banco Caixa com seu Cartão Cidadão em mãos.

Mas se por algum acaso, ainda não tenha o cartão cidadão, você poderá fazê-lo. Mas precisará dos seguintes documentos:

  • Identidade com foto;
  • CPF;
  • Carteira de Trabalho;
  • Comprovante de residência.

O cartão leva cerca de 30 dias para ficar pronto, sendo retirado em uma agência da CEF na qual você encaminhou o documento.

Se mantenha informado de todos os seus direitos como trabalhador. Em caso de alguma mudança se tratando do PIS, atualizaremos este post!

Veja Ainda: Protesto Contra Erros do Exame Nacional do Ensino Médio

Quem pode se inscrever no ProUni?

Quem quer fazer um curso e se formar no Ensino Superior, mas não tem como pagar as mensalidades, pode se inscrever no PROUNI 2022. No texto de hoje vamos tirar todas as suas dúvidas a respeito do PROUNI 2022. Continue acompanhando!

Criado há mais de 13 anos pelo Governo Federal, o ProUni já incentivou e ajudou milhares de pessoas a se formarem no Ensino Superior.

As bolsas oferecidas são parciais com 50% de desconto nas mensalidades e também integrais, ou seja, com 100% de desconto. Quem não pode pagar encontra no ProUni uma ótima chance de conseguir estudar.

O aluno, durante o período de vigência da bolsa, pagará apenas a mensalidade com desconto, não tendo necessidade de financiar nenhum valor a mais. Anualmente deve-se fazer a renovação do benefício para continuar usufruindo do mesmo.

Quem pode se inscrever no PROUNI 2022?

Mesmo que o PROUNI 2022 atraia muitos candidatos, existem regras para a participação nesse programa. Essas regras servem para que o programa seja cada vez mais justo.

Veja a seguir quem pode se inscrever:

  • Estudantes que tenham concluído o Ensino Médio em escolas públicas;
  • Estudantes que tenham concluído o Ensino Médio em escolas particulares, desde que nas condições de bolsista integral;
  • Estudantes portadores de deficiência;
  • Professores pertencentes à rede pública de ensino, desde que estejam atuando ativamente na educação básica – para esses casos não há necessidade de comprovação de renda;
  • Ter participado da última edição do ENEM.

Esses são os requisitos para cada participante que queira se inscrever no programa. Além desses citados acima, existem os requisitos em relação à renda familiar. Confira abaixo:

  • Para bolsas integrais, pertencer a uma família cuja renda per capita familiar seja de até 1 salário mínimo e meio;
  • Para bolsas parciais, pertencer a uma família cuja renda per capita seja de até 3 salários mínimos.

Cronograma PROUNI 2022

O cronograma completo com todas as datas do PROUNI 2022 ainda não está disponível para consulta. Será necessário aguardar um pouco mais para conferir essas datas.

Abaixo você pode conferir o cronograma de 2018:

  • 06/02 a 09/02 – Período de inscrições;
  • 14/02 – Resultado da 1ª chamada;
  • 15/02 a 23/02 – Comprovação de informações da 1ª chamada;
  • 02/03 – Resultado da 2ª chamada;
  • 02/03 a 09/03 – Comprovação de informações da 2ª chamada;
  • 16/03 a 19/03 – Prazo para participar da Lista de Espera;
  • 21/03 e 22/03 – Comparecimento dos candidatos para entrega da documentação.

Clique e conheça os descontos do Educa Mais Brasil 2022

Resultado do PROUNI 2022

Os candidatos precisam ficar atentos à divulgação do resultado das chamadas do PROUNI 2022.

Os candidatos são selecionados em duas chamadas. Esses resultados estarão disponíveis no site oficial do ProUni ou das instituições de ensino participantes.

Pode ser que o MEC entre em contato com os estudantes aprovados por e-mail, mas isso pode ocorrer eventualmente. A responsabilidade de conferir os resultados e cumprir os prazos determinados é do estudante.

Inscrições PROUNI 2022

Para fazer a sua inscrição no PROUNI 2022, basta seguir os passos abaixo:

  • Acesse esse site;
  • Clique na opção “Fazer inscrição” (você só verá essa opção no período de inscrições);
  • Faça o seu cadastro no site, preenchendo todas as informações solicitadas;
  • Informe o login e senha;
  • Escolha a instituição que deseja estudar – será necessário escolher 2 opções.