O PIS é um dos muitos benefícios concedido pelo Governo Federal ao trabalhador brasileiro. Mas, mesmo tratando de um direito que é para todos os trabalhadores do setor privado, muitos deles não saem que tem direito a esse benefício. Saiba a baixo todas as informações sobre o PIS e quem tem direito de recebê-lo.
Quais trabalhadores recebem o benefício?
O Programa de Interação Social (PIS), é um benefício pago aos trabalhadores do setor privado com uma espécie de décimo quarto salário. Mas para poder receber esse benefício, o trabalhador tem que se enquadrar em inúmeros critérios impostos pelo Governo Federal.
Muitos trabalhadores se perguntam se tem direito ao salário de Empregada doméstica 2023. Veja a baixo se você se encaixa nos critérios exigidos para receber:
- O trabalhador precisa está cadastrado no PIS ao menos 5 anos. Mas não é necessário que tenha trabalhado durante toso esse anos;
- Ter os dados informados pela empresa que trabalha no ministério do Trabalho – também conhecida como RAIS;
- Ter contribuído, trabalhando pelo menos 30 dias com carteira assinada;
- O salário do trabalhador não pode ultrapassar de 2 salários mínimos por mês. Caso ultrapasse essa média, não terá direito de receber o PIS.
Quem não receberá o benefício
Muitos trabalhadores mesmo tendo a carteira assinada, não tem o direito de receber o PIS. São eles:
- Trabalhadores que são Menores Aprendizes;
- Trabalhadores Urbanos e Rurais que tem vinculo com o empregador pessoa física;
- Empregados domésticos;
- Trabalhadores que tem em média mais de 2 salários mínimos por mês.
- Diretores sem vínculo empregatício, mesmo que a empresa tenha optado pelo recolhimento do FGTS.
Esses são alguns dos casos, ao qual o trabalhador que estiver enquadrado em algum deles, automaticamente não faz parte do grupo de quem tem direito ao Seguro-Desemprego 2023.
Detalhes sobre o pagamento do benefício
Com as mudanças que ocorreram em diversos benefícios dado pelo Governo Federal, o valor do PIS passou a ser de acordo com o tempo trabalhado.
Todas as datas de pagamento do PIS, podem ser consultadas no calendário do PIS. É por meio deste calendário que o trabalhador tem todas as datas de recebimento do benefício, de acordo com o mês de nascimento.
Atualmente, o valor do PIS é de R$ 1.100,00, que é equivalente ao salário vigente deste ano. É necessário que você fique atento as mudanças do valor do seguro-desemprego 2023, pois é de acordo com o valor que você receberá o mesmo no PIS.
Para receber o benefício, é bastante simples. Você só precisa está enquadrado em todos os critérios estabelecidos pelo Governo Federal, e assim, ir receber na data certa do pagamento. Existem diversas maneiras de sacar o PIS.
Se caso você tenha o cartão cidadão junto com algum documento com foto, você pode ir sacar o benefício nos locais abaixo:
- Casa Lotérica;
- Caixa Aqui;
- Caixa Eletrônico ou
- Agência do banco Caixa com seu Cartão Cidadão em mãos.
Mas se por algum acaso, ainda não tenha o cartão cidadão, você poderá fazê-lo. Mas precisará dos seguintes documentos:
- Identidade com foto;
- CPF;
- Carteira de Trabalho;
- Comprovante de residência.
O cartão leva cerca de 30 dias para ficar pronto, sendo retirado em uma agência da CEF na qual você encaminhou o documento.
Se mantenha informado de todos os seus direitos como trabalhador. Em caso de alguma mudança se tratando do PIS, atualizaremos este post!
Veja Ainda: Protesto Contra Erros do Exame Nacional do Ensino Médio